PT Famosos

Apresentadora


Há 2 semanas no Facebook

Todos os dias milhares de meninas em Portugal e no Mundo são vítimas de uma mutilação genital feminina(MGF)! É-lhes feito um corte nas suas zonas genitais que tem consequências profundas físicas e psicológicas para o resto das suas vidas!
O CCC Café foi, nesta manhã, o ponto de encontro de várias personalidades femininas que se juntaram para assinalar o Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a MGF, numa iniciativa promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, em colaboração com a Associação Corações com Coroa. Foi uma manhã de reflexão onde partilhei a minha experiência enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA e também Presidente da CCC.
É importante relembrar os números intoleráveis: a MGF afecta pelo menos 200 milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo. Portugal está incluído: estima-se que cerca de 6.576 raparigas e mulheres com mais de 15 anos tenham sido submetidas a esta prática. A boa notícia é que enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA testemunhei alterações profundas em comunidades onde governos, comunidades, famílias e profissionais médicos estão juntos com o objectivo de acabar com esta prática nefasta – onde as normas sociais são desafiadas, terra a terra ! Em países onde o FNUAP e a UNICEF trabalham em conjunto para acabar com a MGF, as raparigas têm hoje menos um terço da probabilidade de serem submetidas a esta prática do que em 1997! E muito importante: “até 2030, mais de um terço do total de nascimentos em todo o mundo ocorrerá nos 30 países onde a mutilação genital feminina é praticada. Se não houver um progresso para proteger o número crescente de raparigas em risco, milhões delas poderão vir a ser cortadas nesses países até 2030.” – segundo o relatório do UNFPA. Precisamos de salvar estas meninas!
Assinalar este dia é dar voz a todas as bebés, meninas e mulheres mutiladas, afectadas por esta violação dos direitos humanos! Juntem-se a nós em prol deste objectivo: fazer parte da geração que elimina a MGF de uma vez por todas! ✋

Obrigada: Mariana Monteiro (actriz), Rumualda Fernandes (Alto comissariado para as migrações), Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade), Teresa Fragoso (Presidente da CIG), Mariama Barbosa (relações públicas da Moda Lisboa), Teresa Tavares (actriz), Namalimba Coelho (assessora de imprensa do Museu Coleção Berardo), Ana Daniela Soares Ferreira (jornalista), Carolina Reis (Jornalista Expresso), Helena Neves (Jornalista Lusa)
#FimàMGF #ENDFGM #UNFPA #embaixadoradeboavontadeunfpa #coracoescomcoroa


Ver mais